PORQUE PROCRASTINAMOS?

Olá, Pessoal.
Espero que tenham se divertido ou descansado no Carnaval.
Esse ano, não quis saber de folia, aproveitei para arrumar a casa,  fazer as reformas que estava procrastinando.
E por falar em procrastinar, você procrastina?
Deixa para amanhã o que pode fazer hoje?

A maioria dos brasileiros sim.

E o que tem isso a ver com a obesidade?
Tem tudo a ver..

Vou me ater ao tema obesidade para falar sobre procrastinação, no youtube há vários vídeos falando sobre os malefícios de se procrastinar em todas outras áreas.

Quem está acima do peso tende a procrastinar  no controle da alimentação,
na hora de fazer atividade física, na hora de mudar os hábitos que o faz engordar, sabe que o colesterol está alto, que está caminhando para a Diabetes, que as articulações, a coluna e os  pés doem, formigam e que subir uma escada é um transtorno, e mesmo assim procrastina  em não a iniciar um emagrecimento pra valer, de usar  todas as suas forças, todas as suas energias para sair desse ciclo vicioso.

Procrastinamos  com as coisas que nos incomodam que nos dão algum desconforto, , aborrecimento, irritação, medo ou desprazer.

Procrastinamos em ir ao médico por saber que encontraremos nos exames  os nosso índices desfavoráveis ligados a obesidade.
Procrastinamos para não sofrer com  o médico com as explicações, e continuamos a sentir todos os
males da obesidade.

Segundo a Org Mundial de Saúde, a obesidade é uma doença crônica e precisa ser controlada.
Procrastinamos em ir ao nutricionista porque sabemos que seremos investigados, questionados sobre nossos hábitos e que a nossa alimentação que está inadequada ao nosso estilo de vida. Sofremos as consequência no corpo  por termos  uma alimentação inadequada,  deixamos rolar.

Procrastinamos em fazer atividades físicas ou recreativas porque temos preguiça e  sabemos que estaremos em situação inferior aos que  praticam esportes  a mais tempo nas academias.

Sofremos nos envergonhamos do nosso corpo, não fazemos nada ou quase nada para mudar.

Por que? Porque não estamos focados no sofrimento imediato, e não projetamos benefícios futuros, só agir quando estamos muito incomodados.

Falei em um longo Podcast ( TONOPESO, Whatsapp +5521999147426) que a mente humana não trabalha bem SOBRE  pressão ou sofrimento, funciona melhor quando há algum tipo de benefício ou recompensa.

Temos que mudar o foco “Se for ao médico ele me assustará mostrando que os meu exame de sangue está péssimo, que estou pré-diabético/a e ganhando peso (sofrimento.)
Para: “ Indo ao médico saberei que o exame de sangue está ruim, e o que preciso fazer para evitar ficar doente.
Se o médico  me ver saudável, receberei parabéns por estar com o exame de sangue OK (recompensa).

Mudar o  “Não vou para academia onde todo mundo fica me olhando quando fico ofegante, fico cansado/a, não sinto prazer em nada, me sinto ridículo/a com quelas roupas (sofrimento.)

Para: “Indo à academia,i acelerarei o meu emagrecimento, o meu fôlego e bem estar,
vou observar como  o que o pessoal faz de exercício, pedir ajuda ao professor e em 3 meses (olha as metas, que sempre falo,)  
estarei em forma, usando roupas mais atraentes, (recompensa) emagrecendo, fazendo  atividades que antes eram proibidas pra mim, receberei elogios dos colegas de malhação (recompensa.)

A obesidade tem que deixar de ser um problema e  passar a ser um desafio.
Problemas a gente procrastina, desafios a gente aceita e supera.

Vamos aproveitar que o ano começa depois do Carnaval e fazer uma programação focada nas recompensas nos benefícios em emagrecer.

Quem não está fez nada para emagrecer tem uma segunda chance,
afinal o ano começou agora.

Dúvidas ou sugestões?

Podem me enviar…
Whatsapp:+5521999147426

Gil Franco,
Coach de Emagrecimento.