CARBO X COLESTEROL.

CARBOIDRATO X COLESTEROL.

Existe muita confusão sobre a origem do aumento do colesterol no sangue.
A maioria das pessoas acreditam que o aumento do colesterol está ligado ao consumo de alimentos gordurosos e que para reduzir os índices de colesterol é preciso ter uma dieta pobre em gorduras. A maior parte do nosso colesterol não é feito da gordura que ingerimos, o principal precursor do colesterol é o triglicerídeo, que por sua vez tem a sua origem nos carboidratos.
O aumento do colesterol, mas na maioria das vezes, excluindo os problemas metabólicos casos, está ligado ao estilo de vida, o consumo de açúcares, massas e farinhas refinadas.

Retirar as gorduras boas do cardápio irá reduzir a saciedade e aumentar a vontade comer mais  carboidratos aumentando os triglicerídeos e consequentemente a produção do colesterol.
Reduzir o consumo de gordura boa, (abacate, gordura de côco, azeite extra virgem , castanha do pará, linhaça e outros vegetais que a gordura não seja não processada,) reduzirá o déficit de vitaminas essenciais como: A;D;E; e K que são lipossolúveis, isto é solúveis e estocáveis em gorduras..

Ter uma dieta equilibrada, consumindo verduras, legumes, frutas variadas, não comer alimentos industrializados, consumir gordura boa, fazer atividade física,  manterá seus níveis de colesterol dentro da normalidade.
Não use remédios que baixem o colesterol com sendo a primeira opção para reduzir os seus índices, eles tem efeitos colaterais importantes, devem ser usados somente quando a mudança no seu estilo de vida e na alimentação não forem suficientes para baixá-los.
Se os níveis de colesterol continuarem elevados, procure um médico, peça para fazer exame hormonal da tireoide e/ou deficiência de iodo.
A causa pode ser hormonal ou o mais provável, a alimentação e o estilo  de vida inadequados.

 

GilFranco – Tonopeso.

Deixe um comentário