naom_55a2ab456709aOlá, pessoal.
Tudo bem?

A função de um coach de emagrecimento, dentre outras, é ajudar a descobrir os motivos que
levam uma pessoa a engordar ou  não conseguir emagrecer.

Chamamos de atitudes sabotadoras ou de auto sabotagens, todos os  atos involuntários cometidos contra o emagrecimento, existem 21 conhecidos até o momento.

Vemos com frequência um sabotador do emagrecimento muito comum
É o SABOTADOR – VÁLVULA DE ESCAPE CONTRA EMOÇÕES DESAGRADÁVEIS.

“..Estou tenso, tive um dia ruim, deixa eu comer algo bem gostoso para aliviar o meu estresse.
Afina! Eu mereço!”

Ou, “O dia foi cansativo, me aborreci tanto! Pra compensar, mereço um docinho!”
Ou,  “Aff! tantos problemas para resolver! contas para pagar, cartão de crédito, transito ruim!
vou sacar um chocolate para  adoçar a minha vida!”

Utilizar  DOCES como UM PRESENTE OU UMA RECOMPENSA,
A MENTE os ASSOCIA  a COMPENSAÇÃO e ao BEM ESTAR,
ATRIBUINDO A ELES, valores  SUPER 
positivos, ter STATUS DE HERÓI.

“QUANDO ESTOU TENSO,  ABRO A GAVETA E PRONTO: COMO UM BOMBOM, FICO FELIZ!”
Essas atitudes narradas acima, passam a ser um pretexto, um motivo para comer doces de forma quase que automática. Só que um simples bombom que é um carboidrato simples, ele é insulinogênico, isto é, libera Picos elevados de Insulina, que aumentam a quantidade de glicose e a seguir,
em gordura, aumentando os riscos de ter um Diabetes tipo 2.

Se o seu  dia foi tenso, HORROROSO, mude a RECOMPENSA!

Coloque um tênis, vá  para academia, OU vá fazer Yoga, ou Pilates, ou correr, ou dar uma caminhada, ou tomar um ar puro, OU assistir uma boa comédia, OU ligar para uma amigo/a engraçado/a, OU vá para casa ouvindo uma boa sequência de musicas selecionadas.

Viu? É só escolher, todas são recompensas que relaxam, reduzem o cortisol que é o hormônio do stress, e o que é mais importante, DESASSOCIAM o doce como unica recompensa.

Da mesma forma que comer doce cria uma nova conexão neural, todas essas recompensas também criam, transformando em  novos hábito em pouco tempo.

Quando você estiver estressado/a, irritado, pense por exemplo:

“Ah! Não vejo a hora de chegar em casa e tomar um bom e demorado banho morno, em uma ducha forte .”
Ou  então: “Quero chegar em casa e afundar lentamente na minha divina e deliciosa banheira e relaaaxar prazerosamente.”

E o bombom? E o doce?

Ah! Deixe eles para uma gordinha/gordinho desestruturados, porque esse/a aqui ó,
está super  relaxaado/a.
🙂

Perguntas, dúvidas, sugestões, me passe um zap.

Se desejar participar do meu Grupo de Emagrecimento TONOPESO, envie um zap para +55 21 999 14 74 26 dizendo: “Quero participar..”

HASTA LA VISTA.