GORDINHO INTERNO

Todos nós temos um “gordinho” ou uma “gordinha internos” que estão sempre a espreita para nos fazer comer compulsivamente.
Gosto de usar essa metáfora para não chama-los de  pensamentos límbicos que estão estruturados na parte mais profunda e primitiva do nosso cérebro.

É a forma de pensar primitiva, estão ligados aos instintos, as nossas emoções e a nossa sobrevivência como seres humanos. O nosso lado primitivo nos induz a comer muito para termos reservas calóricas suficientes para sobrevivermos por vários dias. Quando Sistema Límbico foi criado a comida era escassa, muito rara. Comer e armazenar calorias era vital, uma questão de sobrevivência, muito diferente de hoje onde a comida nos cerca nos acompanha, nos persegue. A qualquer lugar que sigamos tem um monte de comida industrializada, calórica, cheias de gorduras ruins, açucares e farinhas refinadas, cheias de produtos químicos que nos farão inchar engordar, ter várias doenças.

b62835c4-38e8-4564-9114-febd34b24975

Para contrapor a esse “gordinho voraz,” dispomos da parte mais recente e moderna do nosso cérebro chamado New Cortex que é responsável pela inteligência, razão, lógica, a tomadas de decisões racionais.

É dessa forma que podemos controlar o nosso”gordinho” colocando no seu devido lugar, não permitindo que ele tome decisões compulsivas.

Fica mais fácil dialogar mentalmente usando a metáfora do “gordinho interno” que lembrar que estamos lidando com pensamentos sabotadores límbicos, New Cortex, etc.

Quando estiver diante de uma mesa abarrotada de comida, e bater a compulsão alimentar, dialogue com o seu “gordinho” ou “gordinha,” diga tal qual diria para uma criança mimada:
“Nada de comer mais do que necessita!
Você come, come, come, eu que engordo fico deprimida me sentindo culpada.”
“Sou eu quem decido, e comer demais não me convém!
Você já comeu o suficiente, não adianta querer me induzir.

Essa “pegada” ou  ou “técnica” tem a ver com mudança de comportamento, como policiar as suas ações e tomar decisões firmes.
Não ligamos, não prestamos atenção e os pensamentos límbicos comandam a nossa vida.
Tomar decisões, controlar o que pensamos, dialogar com os pensamentos internos que surgem a todo momento é fundamental para equilibrar a  vida e não engordar.

“Gordinhos e “gordinhas” que se cuidem, os abusos e exageros estão com os dias contados.
Participe e receba dicas  do nosso grupo TONOPESO no Whatsapp : +5521999147426

INSCREVA-SE

GilFranco – Tonopeso.