A vitamina D é importante?

Vivemos e nos desenvolvemos como seres humanos debaixo do sol da exposição solar.
Se o sol fosse nosso inimigo não teríamos evoluído como espécie, chegando até os dias de hoje.

A vitamina D é muito importante e fundamental para o equilíbrio do nosso corpo.
Ela fortalece os dentes e os ossos,  promove uma maior absorção de cálcio no sangue.
Fortalece e desenvolve o nosso sistema imunológico reduzindo e desativando diversos tipos de câncer dentre eles: próstata, de mama e de cólon. A vitamina D é fundamental para a produção hormonal, melhorar as condições de saúde e ajuda no tratamento
das doenças da pele, como psoríase, vitiligo e esclerodermia, além de influir e controlar o humor.
Pesquisas importantes estão ligando a vitamina D na prevenção e tratamento da esclerose múltipla, doenças cardiovasculares, infecções bacterianas e virais.

vitamina_d_sol_beneficios_nutrientes_alimentacao_saude_verao_dieta

A principal e mais barata fonte da vitamina D é o sol, não existe nenhum alimento ou suplemento que tenha maior eficácia em produzir vitamina D.
Por isso a importância dos banhos de sol moderados, eles devem fazer parte das nossas vidas.

Bastam em média 20 minutos para pessoas de pele clara e um pouco mais para pessoas de pele morena e escura. Pode se tomar a qualquer hora, pequenos banho de sol, tendo como preferência pela manhã até o meio dia quando está em seu maior vigor.
Se a exposição for maior que  20 minutos, deve se interromper
a exposição  para evitar danos pelo excesso de sol, ou utilizar um filtro solar adequado.

Atenção, não utilizem o filtro solar na hora do banho de sol, utilize após os 20 minutos de exposição, e ao chegar em casa não vá correndo direto para o chuveiro, a vitamina D
é formada na superfície da pele, demora em torno de uma hora para ser absorvida, tomar banho antes, vai leva-la para o ralo.

so2

Nos países nórdicos onde a luz solar baixa durante alguns meses do ano,o organismo não produz quotas adequadas de vitamina D através da síntese natural,
A pele desses habitantes é branca para não oferecer resistência e otimizar a entrada dos raios solares que irão produzir vitamina D.

Os suplementos de vitamina D3 podem “ajudar” a evitar a carência desta vitamina,
embora a maior fonte  seja a exposição ao sol. Como saber se você está com deficiência de vitamina D? Embora vivamos em um país tropical, temos hábitos e estilo de vida que dificultam a exposição ao sol, a maioria sai de casa cedo e chega à noite, é provável tenhamos algum tipo de deficiência dessa vitamina que pode variar de intensidade de pessoa para pessoa.

caminhar-ao-longo-da-praia-um-exercicio-fantastico-1

Existem indicativos dessa carência, em caso de dúvida, converse com seu médico peça-lhe exames que comprovem este deficit.

vitamin-d_-non-skeletal-actions-and-rational-use

São alguns sinais de carência de vitamina D:

  • Fragilidade dos músculos e ossos: se começar a sentir menos força, fraqueza nos
    dentes e ossos, você pode estar com deficit de vitamina D.
  • Angústia constante e depressão : estudos têm mostrado que as mulheres com baixos níveis de vitamina D tendem a ficar deprimidas ou a enfrentar estados de profunda tristeza.
  • Sensibilidade corporal crônica : as pessoas que sofrem de dor crônica sem causa
    aparente podem estar com carência de vitamina D.
  • Queda da saúde bucal ocorrência frequente de gengivite, sangramento, acúmulo de placa e enfraquecimentos dos dentes pode indicar níveis baixos de vitamina D.
  • A vitamina D ajuda a saúde do coração, estimulando a circulação sanguínea. Quando há uma deficiência dela, a pressão arterial tende a aumentar.
  • Quando não tem níveis adequados de vitamina D, o corpo pode ter pouca energia, apresentando fadiga e sonolência.
  • Mudança de humor repentina. A vitamina D influencia na produção de serotonina.
    A serotonina é um neurotransmissor encarregado de manter equilibrado nosso estado de ânimo.
  • Diminuição da resistência em atletas: todas as alterações aqui citadas têm um impacto muito forte na vida dos atletas, que sentem uma perda intensa de sua disposição. Isso ocorre porque a carência de vitamina D não só reduz os níveis de energia, mas também enfraquece os músculos.
  • Se você está com excesso de peso, você precisa de mais vitamina D. Ocorre que esta vitamina é solúvel em gordura, as células de gordura armazenam vitamina D, logo quem está com quilos extras precisa de um reforço deste nutriente por está disperso na gordura.
  • Pesquisas mostram que as pessoas que têm distúrbios intestinais como: doença de Crohn, colite, alergia ao glúten ou intestino irritável.Outro sintoma mais comuns de deficiência de vitamina D é a transpiração excessiva na cabeça.
  • Intensificação das alergias: pessoas alérgicas têm o quadro agravado quando estão carentes de vitamina D.

Em caso de dúvida, não se auto medique, consulte sempre seu médico.

Para maiores informações, entre em contato,
ou participe do nosso whatsapp.

Grato,

Gilfranco – Tonopeso.
Whatsapp:+5521999147426

Para receber novos artigos deixe seu email abaixo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s