O OVO NOSSO DE CADA DIA.

 

A primeira pergunta que  vem a mente quando se fala sobre ovos  é: Quantos ovos posso comer por dia?
Pesquisei  na literatura internacional  que  trata sobre o assunto, não existe uma  quantidade máxima determinada para o seu consumo.
Muitos pesquisadores renomados, com carreira acadêmica invejável, afirmam que o ovo é o segundo alimento mais completo no mundo, perdendo o primeiro lugar  para  o leite materno.

Por que consumir pouco o segundo alimento  mais completo do mundo e comemos em seu  lugar, alimentos industrializados cheios de substâncias químicas, carboidratos simples, corantes?
Porque esses alimentos tem um marketing forte, poderoso feito pelas empresas gigantes da indústria alimentícias.

Quem irá defender o singelo ovo nas gondolas dos supermercados,
cercados por imponentes produtos vestidos com suas embalagens coloridas, metalizadas, com promotoras nos oferecendo amostras para degustação?
A indústria alimentícia gasta milhões para nos educar a comer os seus alimentos industrializados, cheios de conservantes e hiper calóricos e com eles engordamos, engordamos, engordamos.

Eu consumo de  06 a 08 ovos, distribuídos  durante todo o dia.
Isso há mais de 2 anos, meus  exames de sangue estão perfeitos
meu colesterol está dentro do que é considerado normal.
Vale lembrar que não sou consumidor de carnes, e raramente como peixe.
Comer ovos me provoca saciedade,  não tenho vontade de comer besteiras, quando chega a  hora do  almoço, não  faminto, pego leve.

Bora ler o texto.

Os ovos e os seu olhos:
Um ovo por dia pode prevenir a degeneração ocular e a catarata devido a carotenóides, especialmente a luteína e zeaxantina, disponíveis em abundância nos ovos.
Estudos mostram que  além de interromper a degeneração macular, algumas pessoas melhoram consideravelmente a  visão, quando passam  a consumir ovos diariamente.

 

Beneficios do OvoCada ovo contém 6 gramas de proteína de alta qualidade, alto valor biológico com os nove aminoácidos essenciais, sendo a  sua absorção superior a  qualquer tipo de carne.

De acordo com estudos da Harvard School of Public Health, não existe ligação importante entre o consumo de ovo e doenças cardíacas. Ao contrário, o consumo regular de ovos pode ajudar a prevenir coágulos sanguíneos, acidente vascular cerebral e ataques cardíacos .

Uma gema tem cerca de 300 microgramas de colina que é uma das vitaminas do complexo B. As duas principais funções da colina envolvem o cérebro, ela é importante para a formação do neurotransmissor acetilcolina, que regulariza de maneira indireta a memória, a cognição e entra no controle da frequência cardíaca, da respiração e da atividade dos músculos. Outra função da colina é entrar na formação da esfingomielina que forma a capa dos nervos que chamamos de bainha de mielina. A bainha de mielina tem que existir para que o impulso nervoso caminhe nos neurônios, ela é a capa dos neurônios, estrutura que envolve o neurônio, é um nutriente importante que ajuda a regular o cérebro, sistema nervoso e sistema cardiovascular.
O fígado precisa da colina para formar um transportador para retirar essa gordura e fazer com que o corpo a utilize como energia.

cesto ovos.jpg

Um ovo contém apenas 5 gramas de gordura e apenas 1,5 gramas de que a gordura saturada. Essa gordura não tem relação com o aumento do colesterol, é rica em lipovitaminas, essenciais à nossa saúde.

Os ovos são um dos poucos alimentos que contêm naturalmente a Vitamina D.Uma gema grande de ovo contém 37 IUs de vitamina D, responsável pelo  funcionamento do nosso  sistema imunológico e fixação do cálcio nos ossos.

Os ovos podem prevenir o câncer de mama . Em um estudo, as mulheres que consumiam pelo menos seis ovos por semana reduziu o risco de câncer de mama em 44%.

O ovo possui alto valor nutricional, rico em proteínas de alto valor biológico, minerais como ferro, selênio, zinco e fósoforo; vitaminas A, E, K e do complexo B; carotenoides. O ovo proporciona cabelos  e unhas saudáveis por causa do seu elevado teor de enxofre e grande variedade de vitaminas e minerais. Muitas pessoas acham que o cabelo cresce mais rápido após a adição de ovos à sua dieta, especialmente se eles foram anteriormente deficiente em alimentos que contenham enxofre ou B12.
Consumir ovos ajuda  na glicemia, na saciedade reduzindo a fome   controlando os níveis de acúcar no sangue, melhorando o controle do diabetes.

Vou  ficar  por aqui, depois continuamos.

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